terça-feira, 29 de dezembro de 2015

IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NO EQUILÍBRIO ENTRE SOCIEDADE E A NATUREZA.

Por SALOMÃO BARBOSA

Contato: sbassessoriajuridica@yahoo.com.br

A função social da Educação deveria ser a formação plena do indivíduo, desenvolvendo sua percepção de mundo de modo que possa agir com autonomia e responsabilidade ao interagir com o meio em que vive.
A escola deve formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres através do diálogo e respeito aos alunos.
Infelizmente, a escola atual não está conseguindo realizar tal tarefa e preocupam-se apenas em transmitir conteúdos que muitas vezes não estão de acordo com a realidade dos alunos.
 De certo que a sociedade a nível mundial vem devastando a natureza, mesmo sabendo que ela própria é imprescindível a sobrevivência de da humanidade.
 Tais intervenções de destruição da natureza são procedidas de forma a objetivar vários interesses sem pensar em suas consequências e tão somente alavancados por um capitalismo e em busca do lucro fácil, sem se importar com as consequências desastrosas que vem ocorrendo, como aumento da temperatura, falta de água, desastres ecológicos, poluição, Etc...
Nesse contexto tenebroso em que vivemos Educação e aprendizado deveria ser um instrumento de construção do homem desde a infância, conduzindo a pensar no futuro da humanidade, fazendo-o a pensar nas consequências de tais desenfreadas ações praticadas contra a natureza e o meio ambiente, criando na humanidade consciência de responsabilidade como cidadão pela preservação e não a irresponsabilidade com a destruição.
Daí a importância da educação como fiel da balança e importante instrumento de conscientização e criação de um ser humano melhor e critico quanto ao seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente e da natureza, pois tudo que se fizerem contra a natureza as consequências irão recair na própria sociedade.


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