Por SALOMÃO BARBOSA
Contato: sbassessoriajuridica@yahoo.com.br
A função social da Educação deveria ser a formação plena do indivíduo,
desenvolvendo sua percepção de mundo de modo que possa agir com autonomia e
responsabilidade ao interagir com o meio em que vive.
A escola deve formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres
através do diálogo e respeito aos alunos.
Infelizmente, a escola atual não está conseguindo realizar tal tarefa e preocupam-se apenas em transmitir conteúdos que muitas vezes não estão de acordo com a realidade dos alunos.
Infelizmente, a escola atual não está conseguindo realizar tal tarefa e preocupam-se apenas em transmitir conteúdos que muitas vezes não estão de acordo com a realidade dos alunos.
De certo que a sociedade a nível mundial vem devastando a
natureza, mesmo sabendo que ela própria é imprescindível a sobrevivência de da
humanidade.
Tais intervenções de destruição
da natureza são procedidas de forma a objetivar vários interesses sem pensar em
suas consequências e tão somente alavancados por um capitalismo e em busca do
lucro fácil, sem se importar com as consequências desastrosas que vem
ocorrendo, como aumento da temperatura, falta de água, desastres ecológicos, poluição,
Etc...
Nesse contexto tenebroso em que vivemos Educação e aprendizado deveria
ser um instrumento de construção do homem desde a infância, conduzindo a pensar
no futuro da humanidade, fazendo-o a pensar nas consequências de tais
desenfreadas ações praticadas contra a natureza e o meio ambiente, criando na
humanidade consciência de responsabilidade como cidadão pela preservação e não
a irresponsabilidade com a destruição.
Daí a importância da educação como fiel da balança e importante instrumento
de conscientização e criação de um ser humano melhor e critico quanto ao seu
papel na sociedade e na preservação do meio ambiente e da natureza, pois tudo
que se fizerem contra a natureza as consequências irão recair na própria sociedade.
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